petak, 14. rujna 2012.

PESSOA, Fernando - "Bankar anarhista"

Stranica - 001.


Tínhamos acabado de jantar. Defronte de mim o meu amigo, o banqueiro, grande comerciante e açambarcador notável, fumava como quem não pensa. A conversa, que fora amortecendo, jazia morta entre nós. Procurei reanimá-la, ao acaso, servindo-me de uma idéia que me passou pela meditação. Voltei-me para ele, sorrindo. Mi upravo završio večeru. Ispred mene je moj prijatelj, bankar, trgovac i veliki grabby izvanredan, kao onaj koji ne misle je pušio.Razgovor, koji je ublažavanje, ležao mrtav među nama. Pokušao sam oživjeti joj, randomizirano, me služi s idejom, koji je prelazio moj meditaciju. Okrenuo sam se prema njemu, smiješeći se.
— É verdade: disseram-me há dias que V. em tempos foi anarquista... - To je istina: Rečeno mi je da je prije nekoliko dana da je V. bio jednom anarhist ...
— Fui, não: fui e sou. Não mudei a esse respeito. Sou anarquista. - Nisam bio: bio sam i ja. Nisam promijenio u tom pogledu. Ja sam anarhist.
— Essa é boa! V. anarquista! Em que é que V. é anarquista?... Só se V. dá à palavra qualquer sentido diferente... - To je dobro! V. Anarhistički! Što V. anarhist je? ... Samo ako V daje bilo drugačije značenje riječi ...
— Do vulgar? Não; não dou. Emprego a palavra no sentido vulgar. - Do vulgarne? Ne, ne daju. Zapošljavanje u običnom smislu te riječi.
— Quer V. dizer, então, que é anarquista exatamente no mesmo sentido em que são anarquistas esses tipos das organizações operárias? Então entre V. e esses tipos da bomba e dos sindicatos não há diferença nenhuma? - Bilo V. kažu, dakle, da je točno isti anarhist osjećaj da anarhisti su ove vrste radničkih organizacija? Dakle, između V. i ove vrste pumpi i sindikata postoji razlika?
— Diferença, diferença, há... Evidentemente que há diferença. Mas não é a que V. julga. V. duvida talvez que as minhas teorias sociais sejam iguais às deles?... - Razlika, razlika postoji ... Očito nema razlike. Ali to nije V. suci. V. možda moje sumnje da su društvene teorije su jednake njihovima? ...
— Ah, já percebo! V., quanto às teorias, é anarquista; quanto à prática... - Ah, sad shvaćam! Vidi kao teorija, je anarhist, s obzirom na praksu ...

Rječnik:

acabado = gotov
açambarcador = hvatač; grabežljivac
amigo = prijatelj
banquiero = bankar
comerciante = trgovac
defronte = ispred; nasuprot
e = i
fumar = pušiti

Formaeutuele/elanósvóseles/elas
prezentfumofumasfumafumamofumaisfumam
preterit imp.fumavafumavasfumavafumávamosfumáveisfumavam

fumava = pret., 3. l. sing. od fumar = pušiti
grande = veliki
jantar = večera
meu = moj
notável = izvanredan; sjajan

Nema komentara:

Objavi komentar